terça-feira, 10 de abril de 2018

JOSÉ CÂNDIDO DE FARIA



JOSÉ CÂNDIDO DE FARIA

Nasceu em 20 de janeiro de 1803, em Salvador/BA. Em 1822, aos 19 anos, foi enviado pelo pai para estudar medicina em França. Formou-se em 29 de julho de 1829, pela Faculté de Médicine de Montpellier, a mais antiga da Europa, que teve como professores celebridades como François Rebelais, Antoine Portal (médico do rei Luiz XVII), entre outros. Anos após a formatura, passou a atuar em Laranjeiras/SE, onde fundou o primeiro hospital da cidade – o Hospital de Caridade Senhor do Bonfim, ao lado de Francisco Alberto de Bragança. Casou-se com Josefa María-Aragonez e com ela teve quatro filhos, Henrique, José, Adolpho e o mais famoso, Cândido José Aragonez Faria, que se destacou internacionalmente na França, como artista plástico.

O médico José Cândido de Faria faleceu aos 52 anos, em 5 de novembro de 1855, em Laranjeiras/SE, de cólera morbus, enfermidade que ele havia descrito em sua tese, na famosa faculdade francesa, e que nesse ano dizimou milhares de vidas em Laranjeiras, em torno de quatro mil óbitos (quase a metade da população da cidade). A esposa, Josefa Aragonez de Faria, espanhola, viúva, 30 anos, faleceu de “tisica pulmonar”, em 1860, no Rio de Janeiro. O filho famoso, Cândido Aragonez, faleceu em Paris, em 17 de dezembro de 1911, sepultado no Cemitério Saint Vincent.

Atestado de óbito de Cândido Aragonês de Farias:

Aragonez de Faria. L’an mil neuf cent onze le dix huit Décembre à neuf heure vingt du matin. Acte de décès de Candido Aragonez de Faria, dessinateur né a Sergipe, (Brésil) le douze Août mil hui cent quarante neuf décédé au domicile conjugal, rue de Clignancourt 16 hier à midi. Fil de Joseph Candido Aragonez de Faria, et de Josepha Aragonez,18 époux décédés. Marié à Berthe Adolphine Berthier cinquante et un ans, sans profession. Dressé par nous, Maurice Moor adjoint au Maire officier de l’Etat civil du 18e. arrondissement de Paris, Chevalier de la légion d’honneur, aprés constatation et sur la déclaration de Gabriel Toucher, vingt neuf ans, employé, 2, Place Saint sulpice e de Felix Boudet, quarante et un ans, emplyé 28 rue Hermel, non parents qui ont signé avec nous aprés lecture.
Antônio Samarone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário