segunda-feira, 9 de outubro de 2017

HOSPITAIS DE CARIDADE EM ARACAJU

Hospitais de Caridade em Aracaju (Cirurgia, Santa Izabel e São José).
A crise no atendimento aos pacientes do SUS nos hospitais de caridade em Sergipe se arrasta há anos. A suspensão do atendimento virou rotina. Sem solução. Predomina a versão que os gestores do SUS são os únicos responsáveis, pois não repassam os recursos. A imprensa e o ministério público batem na mesma tecla: a causa da crise é o atraso no repasse dos recursos. Sem avalizar os gestores públicos, algumas vezes movidos pela politicagem, despreparados e sem compromisso, mas a questão é mais complexa.
Vamos aos fatos: esses hospitais não passaram por licitações para contratarem com o serviço público, com a justificativa de serem filantrópicos. Hoje, a rede filantrópica não recebe um centavo de nenhum caridoso, figura aliás fora de moda, a partir do momento que a saúde passou a ser um direito do cidadão. Atualmente a filantropia é uma lembrança do passado, uma figura jurídica desprovida de conteúdo. Pelo contrário, esses hospitais mantem-se com a fachada de filantrópicos para continuar tendo o privilégio de serem isentos de alguns tributos, de receberem investimentos e equipamentos públicos, e de servirem de guarda-chuva para que grupos privados atuem em suas dependências, sem precisar participar da concorrência com o restante da rede privada.
No momento, o SUS repassa para essa rede filantrópica cerca de 17 milhões/mês. A minha tese é que essa dinheirama é má aplicada, o retorno para os usuários não é compatível com os recursos aplicados. Creio que esses contratos precisam ser repensados, revistos, que se abra uma concorrência pública, e que o SUS leve em conta a velha relação custo/benefício para aplicar os seus escassos recursos. Claro, não se quer acabar com os hospitais de caridade, eles participariam da concorrência. No modelo atual, com os recursos públicos garantidos, os filantrópicos podem descuidar da própria gestão.

Antônio Samarone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário